Descrição do curso

Programa de estudo para o bem que se aproxima.

O curso de Ética tem como objectivo principal, fornecer o futuro Resiliente com as ferramentas necessárias para saber aplicar pensamento crítico, perante os diversos dilemas pessoais e profissionais que surgem no decorrer da acção quotidiana e experiência do mundo. Em sentido prático pretende-se que o formando desenvolva competências para reagir adequadamente a cada situação de forma a conseguir conduzi-la ao bem comum, com lucidez e sem recorrer a soluções artificiais. Para isso é preciso primeiro compreender como chegámos à mentalidade actual.

Faremos uma breve análise do pensamento ético ao longo dos tempos, para formar um vocabulário básico com o qual iremos conseguir pensar melhor os dilemas perante a necessidade de agir. Começamos com a linguagem e a sua análise para a seguir passar à investigação de problemas éticos pertinentes em articulação com os diversos temas propostos na Formação Profissional em Swastvritta- Saúde, pública, social e ecológica.

Para por isso em prática, será necessário perder a vergonha para dissertar/discutir em grupo sobre uma série de problemas éticos do mundo actual e do formando, contemplando diversos paradoxos e dilemas, para treinar o pensamento crítico sobre a decisão de agir. Este é o lado prático do curso. Nesta fase vamos recorrer às matérias das restantes disciplinas para melhor adequar o curso de Ética à prática eficiente desta formação. Em cada sessão a formadora assume também o papel de moderadora para uma discussão ordenada que conduza ao entendimento da matéria.

O programa é atravessado por uma série de paralelos com outras disciplinas da filosofia para melhor integração do objectivo principal que é, não só compreender e saber agir de forma ética, mas, acima de tudo, ser capaz de aplicar o pensamento crítico de forma lúcida, com vista ao benefício de todos os seres.

O curso de Ética é composto por duas partes: a teórica para aquisição das ferramentas necessárias ao pensamento; e a prática, onde se vão aplicar as ferramentas adquiridas, no ambiente da formação, de acordo com as matérias e problemas que forem surgindo. Estes momentos são discretos, mas podem e devem misturar-se com coerência para promover a melhor aquisição de conhecimentos e competências. O formando é convidado a intervir e participar de forma sensata e consistente na crítica das ideias que se vão surgindo ao longo do curso e da formação.

  1. Introdução às noções gerais da Filosofia Ética
  2. Pensamento sobre a Ética na História da Filosofia
    1. Ética Védica
    2. Ética Clássica
    3. Ética Medieval
    4. Ética moderna
    5. Ética Contemporânea
  3. Heranças do Extremo Oriente
    1. Sabedoria Oriental
    2. Escola de Nalanda
    3. O pensamento oriental no ocidente
  4. A Nova Era
    1. Espiritismo
    2. Teosofia
    3. Antroposophia
    4. A Nova Era ou New Age
  5. APLICAÇÃO DE CONHECIMENTOS
    Análise de problemas práticos

    1. Antinomias
    2. Dilemas
    3. Paradoxos
  6. A deontologia e a cristalização do código deontológico
    1. Princípios
    2. Obrigações
    3. Deveres
    4. Regras
  7. Análise das matérias teóricas e práticas da formação
    1. Acompanhamento das outras disciplinas
    2. Discussão das matérias em grupo
  8. Aplicação da Ética no dia-a-dia
    1. Análise, acção e reacção, mediante o pensamento crítico na boa vontade
    2. Adequação do código deontológico
    3. Possíveis soluções práticas
  9. Resiliência para um mundo melhor
    1. Acção ética de acordo com o conhecimento
    2. Soluções positivas de carácter imediato
    3. Sugestões positivas a longo prazo