
Descrição do curso
No dialecto Malayalam, do Kerala, significa aplicar pressão com os pés. Esta prática, desenvolvida pelos artistas marciais de Kalaripayattu, mistura arte e dança já que o terapeuta usa os pés para aplicar sequências fluidas de massagem por todo o corpo.
É amplamente praticada na Índia, Espanha, Inglaterra, Austrália, E.U.A e França e visa aumentar a flexibilidade do recipiente enquanto que fortalece os músculos posturais, abre a área toráxica e activa os circuitos de energia (nadis).
A massagem com os pés pode ir à origem da dor, sentindo as áreas afectadas, libertando tensão acumulada e aumentando circulação, flexibilidade e mobilidade. A sua acção pode até ser mais profunda e terapêutica que a de certas massagens feitas com as mãos. Os movimentos podem ser gentis, profundos ou revigorantes: cada parte do pé serve uma função diferente.
Trata-se de uma especialização do bodywork ayurvédico, integrada de forma a proporcionar formas totalmente novas de tocar e honrar os corpos, comprovadas pela experimentação de milénios.
Alguns dos benefícios desta massagem são:
- Aumentar a circulação sanguínea e consequente fortalecimento do metabolismo e da sua imunidade
- Tonificar todo corpo
- Promover a eliminação de gordura excessiva
- Restaurar e reparar tecidos danificados
- Restaurar o equilíbrio físico
- Prevenir o envelhecimento prematuro e promover o rejuvenescimento
Conteúdo programático:
- Introdução de alguns princípios básicos da Ayurveda
- Visão cosmológica da Ayurveda, os 5 Elementos e os Doshas
- Rotinas recomendadas
- Óleos recomendados
- Chavutti Thirumal
- Breve história
- Benefícios e contra-indicações
- Sequências de massagem